você está em: home >> o que fazer >> Sabores da Rota das Emoções

Frutos

Frutos

TRADICIONAIS



As principais frutas  tradicionais consumidas são mamão, laranja, jenipapo, manga, goiaba, banana casca verde, cajá e coco.  Todas são consumidas in natura e em sucos, sorvetes, doces e licores. Na Rota das Emoções três frutas tradicionais são destaque:

BANANA - Musa  sp

 

Planta originária da China, mas muito bem adaptada no Brasil. Existem muitas espécies de bananas no Brasil. O destaque desta fruta na Rota das Emoções é para a Torta de Banana de Jericoacoara. Há mulheres com depósitos cheios de tortas de banana fresquinha, vendendo por toda a Vila.

COCO -  Cocos nucifera

O coqueiro, originário da Índia Ocidental,  é amplamente encontrado na faixa litorânea do Nordeste do Brasil. Seu fruto, o Coco,  é grande, com uma camada externa grossa e fibrosa, tendo no meio uma "noz" que constitui o Coco propriamente dito. Essa "noz" tem forma ovalada, com uma das pontas mais dura e pontiaguda, na qual existem três "olhos". A casca marrom e dura cobre uma camada interna, branca e macia, com cerca de 2 cm de espessura, chamada polpa. Dentro desta última camada há um líquido esbranquiçado, conhecido como a água de Coco. As partes comestíveis do fruto são a polpa branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro. Quando verde, a polpa é consumida com colher e a água bebida como refresco, pelo seu sabor adocicado e agradável. Da polpa madura, extraí-se óleo e leite de Coco.

Na região da Rota das Emoções a presença do coco é muito significativa, podendo ser encontrado em forma de doce de coco ralado com mamão, cocada (coco seco, leite condensado e açúcar), suco da polpa do coco, sorvete ou suco da água de coco.  Destaque para as cocadas de Jericoacoara, onde é vendida nos restaurantes e nas ruas de Jericoacoara pelas quituteiras juntamente com o doce de banana. A cocada é feita com coco seco ralado, leite condensado e açúcar.

 

MANGA - Mangifera indica

Originária da Ásia, esta frondosa árvore se adaptou muito bem   na região do Brasil, tornando-se quase obrigatória na paisagem da Rota das Emoções. Árvore de grande porte, podendo  chegar até 30 m de altura é facilmente encontrada  ao longo das trilhas da Rota,  em chácaras e fazendas, em pomares e quintais urbanos e rurais, em pequenas e médias propriedades,  mas, também, em espaços públicos como parques, praças e  ruas de algumas cidades da Rota.  A manga possui uma  polpa carnuda, gostosa, perfumada, consistente, cheia de água e de açúcares, as mangueiras são árvores de longuíssima duração e de frutificação abundante. Os frutos são variados em seus tamanhos, formatos, sabores e cores: por fora, as mangas podem ser verdes, verdes com pintas pretas, amareladas, alaranjadas, douradas, róseas ou violáceas.  A manga é riquíssima em vitamina A (sobretudo quando madura) e contém quantidades razoáveis de vitaminas do complexo B e vitamina C, além de alguns sais minerais, principalmente ferro. Também tem propriedades diuréticas, o que a torna aconselhável para as pessoas que tendem a reter líquidos no organismo. Como é muito rica em calorias, não deve fazer parte da dieta de quem deseja perder peso. Na região é  consumida  in natura, ou  suco, sorvete ou  doce.  

 

 

voltar

Carregando...

© 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved. produzido pela cjflash