você está em: home >> o que fazer

O que fazer

Vivências

Vivências A Emoção de Novas Descobertas

Quer ampliar seus horizontes?
Fugir da rotina de grandes cidades?
Conhecer novos estilos de vida?
Descobrir seu potencial em atividades diferenciadas?
Deixe se envolver pela Rota das Emoções!
Uma viagem na busca da sabedoria dos moradores de três Unidades de Conservação do patrimônio natural, vivenciando experiências e usufruindo da essência dos locais visitados. Venha e se surpreenda!

Classificação das vivencias:

Use os filtros acima para refinar os resultados na listagem

COMUNIDADE DE MARCELINO: CONHECENDO O TRANÇADO DAS MULHERES DE FIBRA

Maranhão | POVOADO DE MARCELINO

Categoria: VIVENDO NOVOS FAZERES
Descrição: Uma história de organização e força coletiva tem feito da Comunidade de Marcelino referência para o desenvolvimento local sustentável, o artesanato produzido pelas mulheres contribui para sobrevivência das famílias. É impressionante  o modo de vida, as experiências e o cotidiano de uma das comunidades mais pulsantes do município de Barreirinhas. Para se chegar a esse destino tem- se que percorrer as calmas águas do Rio Preguiças, em um passeio de encher os olhos, o percursso é feito em aproximadamente 40min em lancha voadeira, tornando-se possível observar a flora e fauna que margeiam o Rio, promovendo um passeio inesquecível. A Casa das Artesãs Mulheres de Marcelino acolhem os visitantes nas margens do Rio Preguiças, onde os  condutores locais estimulam a seguir por uma trilha entre os quintais produtivos da comunidade, sendo possível manter um momento de interação com a flora local. As palmeiras nativas de Buriti (Mauritia flexuosa), Juçara (Euterpe edulis) e árvores frutíferas da região se abrem para um momento inesquecível. Em meio a esse habitat natural chega-se ao local de produção do artesanato, onde os visitantes tem a oportunidade de conhecer os processos de produção da fibra do Buriti, ali, as artesãs desenvolvem as atividades de: Demonstração e Interação das Técnicas de Produção com  fibra de buriti:  desde a escalada para retirar o olho do buriti feita por homens da comunidade até a produção das peças pelas mulheres de Marcelino, mantendo os costumes  locais e  a sustentabilidade dos recursos naturais. Deixe-se inspirar pela beleza das paisagens e do traçado das artesãs da Comunidade de Marcelino.
Quem Oferece: COOPERATIVA DE ARTESÃS LENÇÓIS MARANHENSES - ARTCOOP
Serviços: Condutor  local. Visita na unidade de ação com possibilidade de interação com as artesãs. Observação da flora local.  
Agendamento Prévio: Sim

DEMONSTRANDO O TRABALHO DA TABOA

Piauí | LUIS CORREIA

Categoria: VIVENDO NOVOS FAZERES
Descrição: A experiência de vivenciar o fazer de uma peça, manuseada artesanalmente desde o beneficiamento da fibra da taboa, até a transformação das tranças em objetos como: tapetes, puffs e acessórios. Realizada por hábeis artesãos de trançados em taboa. A taboa (Typha domingensis) é uma planta típica de brejos, manguezais e lagoas, abundante na região. Seu uso contribui para a comunidade gerando renda de forma sustentável. A associação está localizada em área com acesso às principais praias de Luis Correia e Comunidade Coqueiro. Com espaço para estacionamento e loja para exposição e venda das peças. Os produtos oferecidos surgem da procura por móveis rústicos para decoração de casas de veraneios e restaurantes regionais com estilos diferenciados.
Quem Oferece: ASSOCIAÇÃO DE ARTESANATO NOVA VIDA
Email: sildavidalpereira2010@gmail.com
Serviços: - Visitação ao local de produção.  - Demonstração da matéria-prima – Taboa e sua origem. - Observação do beneficiamento, execução da trança e
Agendamento Prévio: Sim

OFICINA BRINCANDO E BORDANDO

Piauí | PARNAÍBA

Categoria: VIVENDO NOVOS FAZERES
Descrição: Aprendendo, bordando e se divertindo com sisal/agave em um labirinto de tranças agregadas a fios intercalados com agulha e fios de sisal, criando maravilhosos bordados abertos tipo ¨Rechilieu¨. Este é o trabalho das artesãs do grupo  ¨Maria dos Agaves¨, arte nordestina intensa em pequenas comunidades, passada de mãe para filha. O sisal (Agave sisalana) é encontrado em toda a região do semi-árido. Sinta-se integrante do grupo participando de uma agradável experiência de bordar, com o sisal faz-se tranças finas onde são costuradas em um modelo desenhado em papelão, fazendo a junção das traças cosendo de um ponto para outro até fixar todas as tranças, mostrando um bordando aberto com detalhes com roletés de tranças. Peças delicadas aplicadas em bolsas, sousplat, caminhos de mesa, jogos americanos e até vestuário. O fazer encanta na simplicidade de bordar.  As artesãs trabalham na calçada rolando papo e olho na produção, pois dos trabalhos dependem o sustento de varias famílias. As peças são enviadas para todo o Brasil para exposições em Feiras de Artesanato.
Quem Oferece: ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS MARIA DOS AGAVES TRANÇADOS EM FIBRAS
Email: franciscaporto@gmail.com
Serviços: - Explanação sobre a atividade, matéria-prima, procedência, beneficiamento e utilização. - Gabarito com matriz e material para a confecção de um souvenir. - Acompanhamento da confec&c
Agendamento Prévio: Sim


Carregando...

© 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved. produzido pela cjflash