você está em: home >> o que fazer

O que fazer

Vivências

Vivências A Emoção de Novas Descobertas

Quer ampliar seus horizontes?
Fugir da rotina de grandes cidades?
Conhecer novos estilos de vida?
Descobrir seu potencial em atividades diferenciadas?
Deixe se envolver pela Rota das Emoções!
Uma viagem na busca da sabedoria dos moradores de três Unidades de Conservação do patrimônio natural, vivenciando experiências e usufruindo da essência dos locais visitados. Venha e se surpreenda!

Classificação das vivencias:

Use os filtros acima para refinar os resultados na listagem

APRENDENDO A FAZER RENDA DE BILRO

Piauí | ILHA GRANDE

Categoria: VIVENDO NOVOS FAZERES
Descrição: As Rendeiras do Delta se encontram em uma casa singela (sede da Associação) na Ilha Grande. Sentadas em tamboretes frente às grandes almofadas, confeccionando lindas peças de renda, desde uma simples flor para o cabelo até o mais requintado pano de bandeja onde são utilizando 50 pares de bilro, utilizando a mesma técnica artesanal e centenária. Herança passada de geração para geração pelas mulheres da Ilha Grande, onde o tempo passa e a mente foca nas lembranças e encontros com o tilintar dos bilros . A visão de criação da renda  de Bilro em grandes almofadas, juntamente com o malabarismo das mãos encantam qualquer pessoa.  Todavia, participar desde momento, entre as mulheres, e aprender a tecer a renda com Bilro, pode ser uma experiência única, fascinante  e de grande significado pessoal e cultural.  
Quem Oferece: COOPERDEL – Cooperativa das Rendeiras do Delta do Parnaíba
Email: rendeirascooperdel@gmail.com
Serviços: - Orientações sobre a renda, história e fatos. - Acompanhamento  das rendeiras na confecção da peça - Almofada individual para a realização da peça ¨Marca Texto¨.
Agendamento Prévio: Sim

IRRIGANDO PARA COLHER

Piauí | PARNAÍBA

Categoria: VIVENDO NOVOS FAZERES
Descrição: O Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos – DITALPI, é um Perímetro Irrigado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS e iniciou suas atividades em 1998. Em 2003 deu-se início a preparação das primeiras áreas para implantação de cultivo de acerola orgânica a partir de parceria firmada com a Fazenda NUTRILITE AMWAY do BRASIL. Com a parceria iniciou intenso processo de capacitação e conscientização com vistas a produção de base ecológica a partir da agricultura orgânica. Fundada em 2008 a BIOFRUTA é uma cooperativa de produtores orgânicos, localizada no Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos. O grupo pioneiro composto por 21 produtores e produtoras que se lançaram ao desafio de construir e adaptar técnicas específicas para as condições de produção locais. Atualmente seu quadro social está composto por 29 cooperados. A BIOFRUTA é a primeira Cooperativa de orgânicos em perímetros públicos de irrigação do Brasil e certificada pelo Instituto Biodinâmico – IBD. Principais produtos: acerola, caju, coco, goiaba, melancia e melão. Com uma temperatura média anual de 27 ºC, apresenta as condições ideais para produção tropical de produtos orgânicos incluindo a acerola orgânica produzida com alto teor de vitamina C. A oportunidade de conhecer e degustar produtos orgânicos em um ambiente totalmente natural é intensificado ao prazer da visitação aos pomares de acerola, goiaba, caju e coco, conduzido pelos produtores, proporcionando uma agradável experiência de bem estar. A visitação à Fábrica da CAJUÍNA CRISTA, onde a cajuína é preparada exclusivamente com cajus orgânicos certificados produzidos nos Tabuleiros Litorâneos, que em curto espaço de tempo são colhidos e processados. Um copo de 200 ml da CAJUINA CRISTAL supre a necessidade diária de vitamina C de uma pessoa adulta em 2,5 vezes. Toda essa vitamina C é proveniente do pedúnculo do caju que é preservada quase que totalmente no processo de fabricação. Além disso, é bastante rica em cálcio, fósforo, ferro e frutose (açúcar natural do caju), o que a coloca no patamar de alimento funcional, durante a visita é oferecido degustação do produto Sabor do Piauí, pois a Cajuína é considerada bebida piauiense. O prazer se complementa com visita a propriedade dos produtores com degustação de alimentos a base de produtos orgânicos.
Quem Oferece: BIOFRUTA - Cooperativa dos Produtores Orgânicos dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí.
Email: biofruta@biofruta.com.br
Serviços: - Recepção na Cooperativa da BIOFRUTA com as boas vindas. - Visitação à Fábrica da ¨Cajuína Cristal¨ - acompanhamento do processo de seleção, industrialização
Agendamento Prévio: Sim

TRILHA DAS OSTRAS

Piauí | BARRA GRANDE

Categoria: VIVENDO NOVOS FAZERES
Descrição: Experiência em trilha de maré e sabor no Itamar – Ponto da Camboa do Rio Camurupim. Local assoreado oriunda do naufrágio da grande embarcação chamada¨Itamar¨, hoje toda recoberta por vegetação do mangue, é  um local adequado para a procriação de crustáceos e coletas de ostras nativas. Com visita a produção artificial de ostra, projeto implantado pela CARE Brasil, Comunidade Européia, TK Foundation e Aliança Mandu,  com o objetivo de beneficiar filhos de pescadores da região como uma renda alternativa.  As ostras cultivadas são da espécie ¨Crassostrea rhizophorae¨ e ¨Crassostrea Barasilin¨. A produção é feita em suportes com base teladas tipo ¨mesas¨, por isto ¨Cultivo de Mesa¨. O passeio finaliza  com a degustação de ostras in natura, no ponto da  Camboa.
Quem Oferece: BARRATUR - Associação de Condutores de Turismo de Barra Grande
Email: markinhos-bg@hotmail.com
Site: http://www.barratur.blogspot.com
Serviços: - Caminhada na praia durante a maré baixa com acesso a Camboa. - Condução feita por condutores /cultivadores locais, com explanação sobre a ilha e cultivo de ostra. - Retirada, demonstração
Agendamento Prévio: Sim


Carregando...

© 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved. produzido pela cjflash