A rota das Emoções

A palavra “emoção” sugere impulso que move um organismo para a ação. Ela vem do latim “emotione”: movimento, ato de mover e é derivada de uma forma composta de duas palavras latinas: “ex” (fora, para fora) e “motio” (movimento, ação). Movimentar-se para fora sugere uma rota alternativa, uma saída da rotina para experimentar o novo. Justamente com base nessa ideia é que foi criado um dos roteiros turísticos mais bonitos do país: a Rota das Emoções!

A Rota das Emoções é um roteiro no nordeste brasileiro que oferece natureza pulsante, reservando cenários ímpares e envolvimento com a cultura local, ao longo dos 500 km de percurso, passando por três estados: Ceará, Piauí e Maranhão, 14 municípios:

  • Ceará: Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz;
  • Piauí: Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia (Barra Grande); e,
  • Maranhão: Barreirinhas, Paulino Neves, Araióses, Tutóia, Santo Amaro do Maranhão.

Mais de 70.000 pessoas foram atendidas por agências parceiras e visitaram a Rota das Emoções nos últimos 4 anos, permanecendo em média de 8 a 15 dias.

Sempre focada em ações de promoção do turismo sustentável com responsabilidade socioambiental, a Rota das Emoções se caracteriza por unir três unidades de conservação âncoras paradisíacas: Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará; APA do Delta do Parnaíba, no Piauí; e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Por isso, a palavra que nomeia a Rota é plural, remetendo à emoção indescritível de visitar três unidades de conservação ambiental num único roteiro, além de outros destinos que possuem riquezas naturais singulares, levando o visitante a ter contato, a partir do litoral, com a cultura de três estados do Nordeste brasileiro, com suas particularidades a serem descobertas pelos visitantes, e que tornam essa experiência inesquecível!

Aspectos de Destaque

  • Os 14 municípios –A Rota contempla 14 municípios com perfil de desenvolvimento e atrativos muito diferentes, e essa diferença se completa e forma um produto único que oferta locais badalados, paradisíacos, pacatos, simples, requintados e rústicos.
  • Diversidade de atrativos para todos os públicos – A Rota das Emoções tem experiências em todos os segmentos, desde atividades de ecoturismo, sol e praia, e aventura, até turismo gastronômico com muita variedade, que vai desde comidas típicas de cada estado até pratos da culinária internacional. Para aqueles que querem sossego, tem praia e muita beleza para contemplação, e aos que preferem mais agitação tem esportes e aventuras ao longo de toda a Rota e diversão por todos os lugares.
  • Qualificação dos serviços – As empresas da Rota das Emoções estão em constante processo de qualificação, em busca de soluções inovadoras e respeito aos princípios da sustentabilidade, para atender os visitantes. Prova disso, é o Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções que rendeu à Rota a inclusão no Mapa de Sustentabilidade do Turismo Brasileiro, lançado pelo Ministério do Turismo e Braztoa. A Rota das Emoções conta com 290 meios de hospedagem, 341 bares e restaurantes, 65 agências receptivas preparadas para atender grupos e turistas individuais.
  • Novos empreendimentos – A cada temporada surgem novos meios de hospedagem e alimentação na Rota das Emoções, dirigidos aos mais diversos públicos – de pousadas de charme com alta gastronomia a espaços descolados para quem busca uma viagem mais simples e despojada. Sempre tem novidade.
  • Roteiros e passeios – Os agentes receptivos da Rota das Emoções promovem novos roteiros adaptados às necessidades dos clientes, como solução para um mercado cada vez mais exigente e com perfis distintos de turistas. É possível encontrar passeios com guias especializados e habilitados, nos mais diversos tipos: de buggy, 4X4, catamarã, lancha rápida, fazendo trilhas, a cavalo e de bike.
  • Esportes – Para os praticantes de esportes, a Rota das Emoções também oferece, sobretudo de esportes náuticos, como o kitesurf nas praias do Preá (CE), Barra Grande (PI), Atins e Santo Amaro (MA). É crescente, ainda, a prática do hiking e trekking, principalmente nos Lençóis Maranhenses, uma recompensa contemplativa para quem decide trilhar pelas suas dunas e refrescar-se em suas inúmeras lagoas de água doce.
  • Tem produtos para turistas de diversos perfis e interesses, com mistura Ecoturismo, Aventura, Sol e Praia, e Cultura.





Falando sobre os municípios do Ceará!!!!



Cruz

Desembarcando no Aeroporto de Jericoacoara, no município cearense de Cruz, a 230 quilômetros de Fortaleza, e nosso primeiro destino na Rota das Emoções é a Praia do Preá. Localizada ao lado do Parque Nacional de Jericoacoara, a pacata vila de Preá é um recanto ecológico calcado na sustentabilidade.

Cercada por diversos atrativos naturais, como lagoas, coqueiros e mangues, é considerada uma das melhores praias para atividades desportivas do mundo, sendo a praia oficial do kitesurf. Localizada a 12 quilômetros de Jericoacoara, Preá iniciou sua atividade turística em 1999, com a chegada dos primeiros kitesurfistas a procura de ventos perfeitos. Em outras palavras, é impossível não aprender fazer kitesurf na Praia do Preá, pois tem tudo que o aluno precisa para desenvolver as habilidades neste esporte. Há empreendimentos voltados para oferecer esta experiência aos visitantes.

Mas além dos esportes radicais, a bonita praia em si proporciona um ambiente agradável, no qual é possível fazer passeios ecológicos, a pé ou de cavalo até o grande Parque Nacional de Jericoacoara. Outro atrativo que merece destaque é o Buraco Azul, uma piscina natural surgida a partir dos deleites da natureza que encanta por sua água na cor azul turquesa que deslumbra e atrai o interesse dos turistas. O vilarejo na Praia do Preá dispõe de barracas e pousadas das mais simples até a mais estruturadas, muitas com esplendidas localizações ao longo da praia, com acesso direto ao mar, no qual é possível assistir o pôr do sol.

Jijoca de Jericoacoara - Vila de Jeri

Seguimos nossa viagem adentrando o município de Jijoca de Jericoacoara, até chegarmos a Praia de Jericoacoara, reconhecida internacionalmente como uma das dez mais bonitas do planeta.

E logo ao descer, nos deparamos com um pequeno e rústico vilarejo, a Vila de Jeri. Um lugar extremamente animado, com uma estrutura fantástica de hotéis, pousadas, restaurantes, lojas e muitos bares com forró ao vivo. A partir da Vila de Jericoacoara, é possível realizar diversos passeios para o Parque Nacional de Jericoacoara, e a grande pedida é um passeio de bugue para desfrutar de toda a beleza natural do lugar.

Criado em fevereiro de 2002, o Parque possui uma área total de 8.416 hectares, e possui diversos atrativos, que incluem desde a prática de esportes radicais em belas praias e lagoas, até a contemplação de monumentos naturais extraordinários – como a Árvore da Preguiças, o Serrote, ou a Pedra Furada – esculpida pelas ondas do mar e principal cartão-postal de Jericoacoara.

Outra atração colossal é o enorme campo de dunas que se estende por quase toda a extensão do Parque, onde há opções de passeios a cavalo e também a possibilidade de experimentar uma das atrações mais bonitas do destino: a contemplação do espetáculo do fim da tarde na grande Duna do Pôr do Sol.

Outro ponto imperdível de Jijoca de Jericoacoara é famosa lagoa de água quente e cristalina da região, a Lagoa Paraíso, onde você pode tirar a clássica foto deitado em uma rede dentro d’água, bebendo uma água de coco geladinha. A Lagoa do Paraíso faz parte de um conjunto lagoas que ficam no entorno do Parque, entre as quais destacam-se a Lagoa Azul, que é um lugar perfeito para quem quer relaxar. Acho que muita gente não vai querer sair daqui, mas temos ainda muito a conhecer.

Depois de algum tempo curtindo o paraíso, saímos leves e relaxados, mas com fome, e opções não faltam: no entorno da Lagoa, bangalôs são estrategicamente localizados dentro e fora da água, com restaurantes que servem a culinária local, como um delicioso baião de dois e peixe pargo com aipim frito, ou um camarão no abacaxi.

Camocim

Saindo de Jijoca de Jericoacoara, chegamos a Camocim, o coração da Rota das Emoções.

Camocim é um município com mais de 60 mil habitantes, que possui um verdadeiro tesouro de belezas naturais, incluindo lagoas, dunas, rios e uma diversidade de lindas praias. É o município da Rota das Emoções com o maior litoral: são cerca de 60 quilômetros de praias estendendo-se quase até Jericoacoara. A principal forma de locomoção entre as praias é por meio do aluguel de bugue, ou veículo com tração nas quatro rodas.

Um dos emblemáticos atrativos de Camocim é a Tatajuba, cuja vila de pescadores foi reerguida depois da antiga ter sido soterrada pelas dunas. A praia tem uma das mais altas dunas do litoral cearenses e só é possível chegar de barco.

Além disso, outros atrativos encantam os turistas e são cartões postais deste município, tais como o Lago Grande, a Lagoa da Torta e as grandes raízes de mangues na comunidade de Guriú que encantam os turistas. Por fim, partimos para um passeio incrível pelo estuário do rio Coreaú com belos manguezais e diversas ilhas, que se estendem por cerca de 20 quilômetros.

Nesses passeios entre os manguezais, é possível avistar caranguejos e aves marinhas, além de enormes salinas. O delicioso banho nas águas doces do rio faz a alegria dos turistas na parada durante o passeio. Para chegar a outra atração imperdível em Camocim, a Ilha da Testa Branca, também conhecida como Ilha do Amor, é só atravessar o rio Coreaú de balsa para curtir este lugarejo paradisíaco. De lá se tem uma bela visão da cidade e de suas praias. Quem vai à Ilha pode se banhar no mar, saborear caranguejos frescos nos restaurantes e até praticar esqui nas áreas das dunas.

A Praia do Maceió, a 15 quilômetros do centro, onde encontramos uma vila de pescadores com boa infraestrutura de pousadas e casas de veraneio e uma extensa praia com areias batidas pelo mar. Em suas dunas e praias é possível percorrer trilhas off-road de moto, quadriciclo ou 4×4. Seguindo em direção oeste nos deliciamos com lagoas paradisíacas e paisagens exuberantes, tais como: Lagoa Encantada, Lagoa das Cangalhas, Lagoa Paraiso da Águas e Praia do Xavier que encanta por estrutura nativa e seus moradores hospitaleiros.

Seguindo em direção à Barra dos Remédios, que oferece o espetáculo do encontro do mar com o sangradouro do Rio dos Remédios. Possui uma paisagem diferente, com grande extensão de mangues. As tradicionais canoas coloridas, usadas na pesca, estão por toda costa, compondo o cenário típico dessa região. Uma curiosidade: elas são tão queridas e importantes para a população, que foram tombadas como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN.

Barroquinha

De Camocim, um lindo percurso de meia hora nos leva a uma das mais tranquilas cidades da Rota das Emoções: Barroquinha, que possui lindas praias selvagens, quase intactas, com dunas, coqueirais, rios, lagoas e manguezais intocados, que formam belas paisagens naturais extraordinariamente preservadas. Todas as praias de Barroquinha conservam-se em seu estado primitivo e selvagem, paisagens maravilhosas e deslumbrantes, onde reina a tranquilidade e o sossego junto à natureza, como a Praia Nova e a a praia de Bitupitá.

A mais arrebatadora é a praia da Vila de Curimãs, uma das mais belas praias do litoral oeste do Ceará. A praia é um pedacinho do paraíso, nativa e com cenários inspiradores com dunas brancas e manguezais. Praia retilínea com faixa larga de areia escura, ondas fortes, dunas de areias brancas e coqueirais. Abriga uma vila de pescadores e de uma comunidade que já vem trabalhando o turismo de base comunitária, onde já temos alguns resultados desta intervenção com o surgimento de profissionais da área como condutores de turismo e de alguns equipamentos turísticos, tais como restaurantes e pousadas.

Além disso, Barroquinha tem como sua atividade econômica principal a pesca artesanal, que tem forte influência na culinária local, cujo cardápio principal é moqueca de arraia, bonito, serra, cavala, cioba, cação e o peixe camurupim abundante na região e que é preparado de diversas formas.

Chaval

Continuando a viagem, a próxima parada é Chaval, nosso último destino no estado do Ceará, uma cidade bem pequena mas que possui belezas colossais! Conhecida como “Cidade das Pedras”, Chaval conta com belas paisagens e esculturas naturais compostas de pedras. Um rápido passeio pela cidade é suficiente para nos deparamos com a maravilhosa Pedra da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Mas Chaval é conhecida também pela beleza das suas praias, algumas praticamente desertas e outras com mais movimento, mas todas absolutamente mágicas. Chegamos à Praia do Porto do Mosquito, ponto experiência imperdível de Chaval, e ponto de partida para passeios de barco realizados por pescadores locais no rio Timonha.

Embarcamos nessa, e mergulhamos na biodiversidade do município, que envolve diversas espécies de aves, peixes e crustáceos. Dali, partimos para um passeio até a Pedra de Carnaúba, que fica dentro do Parque das Pedras e é rodeada de viveiros de camarão, de conseguimos ver a divisa entre Ceará e Piauí – e é para lá que o sol nos chama!

Piauí

Atravessando a divisa do Ceará para o Piauí, que apesar de pequeno em extensão, as possibilidades de esportes ao ar livre em seu litoral são grandes. Os principais pontos da Rota das Emoções no Estado estão no Cajueiro da Praia, Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba.

Cajueiro da Praia

A porta de entrada do Piauí é o município de Cajueiro da Praia. Sua principal atração é a Praia de Barra Grande, uma pequena colônia habitada no passado apenas por pescadores, muito conhecida pela sua culinária. Seu vilarejo com pé na areia convida as pessoas a se desconectarem do tempo para desfrutar cada momento. Cavalos marinhos cuidados e preservados pelos moradores da vila apaixonam turistas, como também seu pôr do sol, um dos mais espetaculares da Rota das Emoções. Aulas de kitesurf são uma opção válida de aventura e de gastronomia temos bolinhos e escondidinhos de peixe tradicionais dos restaurantes típicos de Barra Grande.

Luís Correia

O maior número de praias fazem parte da cidade de Luís Correia, além de 4 lagoas lindas. O destaque da cidade está também em seu porto marítimo, o único do Piauí, e sua culinária à base de frutos do mar.

A Praia do Coqueiro tem clima tropical e uma antiga vila de pescadores e infraestrutura com restaurantes, bares e hotéis. Na sua barreira extensa de corais, que na maré baixa forma piscinas naturais de águas cristalinas, está a parte mais tranquila da praia. Já sua parte agitada é frequentada por kitesurfistas e é sede de campeonatos do esporte.

A Árvore Penteada é um dos pontos turístico famosos da região. Um tamarineiro que cresceu inclinado por causa dos fortes ventos litorâneos que, parecem ter também penteado carinhosamente sua copa. A bela árvore desafia a criatividade e, de tão visitada, ganhou uma praça em seu entorno.

Seguindo a Rota das Emoções, está a alegre Praia do Atalaia, considerada o point de festa dos turistas. Esta possui características mais urbanas, arquitetura moderna, mas com restaurantes e bares de aspectos naturais como a madeira e palha de carnaúba.

Quem busca descanso, logo se identifica com a Praia Peito de Moça, nome curioso pela sua formação de dunas no mar parecidas com um par de seios de moça, e a Praia do Arrombado, batizada assim por suas fortes ondas que atingem sua areia inclinada. Aqui, bares são rústicos e o espetáculo fica por conta da natureza com direito a sombra e água fresca!

O destino seguinte é uma das experiências mais emocionantes da Rota das Emoções: o Delta do Parnaíba.

Ilha Grande

Ilha Grande é a cidade charmosa, especialista em gastronomia com caranguejos e abre as portas para o Delta do Parnaíba! Sua beleza natural, lembra documentários e filmes com espelhos d’água, lagoas, animais silvestres, rios e praias paradisíacas sob um sol que brilha forte o ano inteiro.

O Delta do Parnaíba é um fenômeno da natureza não muito comum e tem formato parecido com uma mão aberta, que se ramifica formando um grandioso santuário ecológico. Ele é um arquipélago formado pelo Rio Parnaíba que envolve 73 ilhas fluviais.

Esta é uma área de preservação que compreende a Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba – que, por sua vez, pertence ao território da APA do Delta do Parnaíba, e se estende aproximadamente de Paulino Neves no Maranhão a Barroquinha no Ceará.

O Porto dos Tatus é o local de onde partem os barcos que levam você para mergulhar no Delta. E no caminho até ele está a Casa das Rendeiras, que fabricam artesanalmente peças de renda de bilro exportadas até para a Itália.

Depois daqui, a partida é de lancha para conhecer uma das 5 fozes do Rio Parnaíba e assistir a revoada dos guarás no fim do dia que voltam para dormir na mesma ilha. Essa é a parte mais admirável do passeio: visitar a ilha que serve de dormitório dos Guarás, pássaros vermelhos de coloração viva por conta dos caranguejos que se alimentam. O encontro dos guarás com o pôr do sol apaixonam qualquer turista. A visita é feita com uma distância determinada e em silêncio para não espantar os animais.

Toda essa beleza é apenas a entrada no Delta do Parnaíba!

Parnaíba

A cidade de Parnaíba está no coração do Delta. Daqui, pode-se ir a praias, passeios de barcos e locais famosos de forma rápida devida a curta distância. A cultura e história da cidade são efervescentes, seu valor para o Piauí fica ainda mais claro através do Porto das Barcas, tombado pelo IPHAN e transformado em Centro Histórico e Cultural. 7.000m² de restaurantes, bares, galerias, hotéis, artes e feiras destacam o acervo arquitetônico colonial português, também com casarões construídos a partir de pedras brutas, casca de ostra e óleo de baleia.

A Praia Pedra do Sal é exótica e chama atenção pela formação de crostas de sal nas pedras graníticas que invadem o mar. Durante a maré baixa essas pedras guardam poças d’água que evaporam e deixam esses montículos de sal. Seu pôr do sol é um espetáculo único e o vento forte e constantes e suas grandes ondas tornam a praia ideal para prática do surf e do kitesurf. Esta praia é dividida em uma lado manso e outro bravo. O lado manso possui poucas ondas, é excelente para pesca e descanso. O lado bravo, por sua vez, é ideal para esportes radicais como surf e asa delta.

Em Parnaíba, está a despedida do Piauí e a vontade descobrir novas belezas do Delta, agora no Maranhão.

Maranhão

No Maranhão está a continuação da Rota das Emoções pelo Delta do Parnaíba e você conhece novas cidades que abrigam os mais lindos pontos turísticos do Estado: Araioses, Tutóia, Paulino Neves, Barreirinhas e Santo Amaro.

Araioses

Chegando em uma lancha rápida, no Município de Araioses, você descobre que o Delta do Parnaíba tem dois terços de seu território no Maranhão e sua maior parte está nesta cidade de inúmeras ilhas paradisíacas com direito a ecoturismo, lagoas e rios ótimos para banhos, passeios de barco, canoagem, caiaque e esportes à vela.

A primeira ilha é a Ilha do Caju, um dos poucos lugares do Brasil onde se pode ter uma visão ampla da diversidade em um território relativamente pequeno. Essa diversidade é expressa na fauna de animais silvestres como tatus, cotias, gatos-maracajás, tamanduás, tucanos, veados, pica-paus, garças, tartarugas marinhas, botos e muito mais!

A próxima é a Ilha das Canárias, um dos locais mais lindos e sossegados da costa nordestinas e faz parte de um arquipélago com 80 ilhas deslumbrantes com dunas que avançam ao infinito, manguezais, igarapés, caranguejos, jacarés e inúmeras aves que fazem os ninhais à beira dos rios, além da floresta fantástica de raízes suspensas que brotam no mar.

Tutóia

Pelo município de Tutóia, você entra no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Os Lençóis Maranhenses são formados por grandes e pequenos lençóis, constituindo uma grande região de preservação ambiental no litoral oriental do Maranhão .

Os Pequenos Lençóis estão localizados entre os municípios de Tutóia e Paulino Neves , são cheios de altas e pequenas dunas entre 12m até 30m de altura e lagoas de água doce, cujas águas variam entre os tons de verde e azul, ao redor da região mangues, restingas e praias nativas.

Cercada por areia dourada e fofa, o vento faz com que dunas se formem e se desfaçam, dependendo da intensidade. Conta com mata nativa preservada em alguns pontos, além de águas cristalinas e calmas. Neste ponto, é possível encontrar de tudo um pouco: mar, rio, dunas, lagoas e muito mais. Isso sem falar, é claro, da culinária maranhense, sempre agradável aos turistas nacionais e internacionais

Uma experiência inesquecível é fazer um tour panorâmico pelas praias de Tutóia, desbravando os Pequenos Lençóis Maranhenses, visitando a Praia do Arpoador, Lagoa de Maceió e a Praia dos Amores. Em Tutóia, o passeio de 4x4 pelas dunas de Arpoador e Amor é indispensável.

Paulino Neves

Paulino Neves, ou Rio Novo, é um povoado emancipado recentemente e seus moradores ainda discutem como deve se chamar. O que não se discute é que esta região concentra belezas naturais únicas e conecta os Lençóis Maranhenses ao Delta do Parnaíba.

Rios, corredeiras e lagoas de água cristalina, assim como praias cercadas de dunas e ao mesmo tempo de vegetação nativa: um paraíso perdido que ainda conserva o ar bucólico de cidade típica do interior brasileiro. Visitar a região é uma experiência inesquecível, e pode-se escolher entre os encantos do Delta ou a exuberância dos Lençóis.

Além das belas paisagens, com dunas, lagoas e palmeiras que se confundem com um oásis. A região oferece ótimas opções de ecoturismo. O rio que corta essa cidade é ideal para mergulhos e passeios de barco. Em uma direção, você encontra o mar e uma ilha de areia, em outra, dunas com um lago de águas claras.

Quem for em direção à foz do Rio Novo, região conhecida como Barra do Tatu , é importante que desfrute do silêncio do motor do barco ao entrar nos igarapés, para que macacos-prego se aproximem tornando sua experiência ainda mais incrível.

Barreirinhas

A Rota das Emoções segue para os Grandes Lençóis Maranhenses através da cidade de Barreirinhas.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para aventuras seguras e contemplação da natureza. Caminhar sobre o maior campo de dunas do Brasil, com direito a banho em lagoas de água cristalina e assistir ao pôr do sol exuberante é uma experiência que se leva para o resto da vida. Essa experiência é possibilitada por passeio fora de estrada em veículos 4x4 personalizados para os Lençóis.

Para chegar na Praia do Caburé , é preciso ir de barco pelo Rio Preguiça. Aqui, você encontra águas turvas e calmas influenciadas por rios da região.Caburé é mística, com luz movida a gerador, um refúgio para visitantes tomarem banho de mar e tirarem o sal do corpo com água doce. Aqui também é vilarejo de pescadores com casas simples cobertas por palha de buriti às margens do Rio Preguiça e de costas para o oceano.

Finalmente em Atins, um vilarejo rústico, permite atravessar o Rio Preguiça e chegar ao Parque dos Lençóis. No percurso, é possível visitar Vassouras, outro vilarejo de pescadores que acessa as Praias do Caburé, Mandacaru Farol e ver macacos soltos na natureza. Assistir o nascer do sol aqui proporciona a sensação de liberdade. Ainda de noite, diante da imensidão infinita de areia que se une ao céu estrelado começa a experiência e que, ao surgimento do Sol, as lagoas são aquecidas e iluminadas.

Santo Amaro

A cidade de Santo Amaro é acessível apenas por veículos 4x4 e conhecida como o “paraíso escondido dos Lençóis Maranhenses”. Além da beleza, sua proximidade com o Parque permite chegar a pé em algumas lagoas e mergulhar nas águas entre as dunas.

Santo Amaro é famosa por ter as lagoas mais bonitas dos Lençóis Maranhenses. Até hoje, suas lagoas recebem poucos visitantes, o que acentua o clima místico do local. O primeiro ponto da Rota das Emoções aqui é a Lagoa da Gaivota - onde foi gravado o filme Casa de Areia - e segue pela Lagoa da Betânia. A dica é aproveitar a paisagem em meio ao silêncio, e pelo mais belo passeio, o da Lagoa das Emendadas , que exige um percurso de 4h a pé, contando ida e volta. Nada que vários mergulhos pelo caminho não aplaquem o cansaço da caminhada.

Mais afastadas, estão a Lagoa do Espigão e a Lagoa da Betânia, que são visitadas em passeio de dia inteiro, também com entardecer. Para fechar o circuito de lagoas, vale a pena investir no passeio de barco até a Lagoa da América. Quem tiver mais tempo na cidade, vale tentar um passeio para a Praia da Travosa, onde há uma pequena comunidade pesqueira. Para descansar na cidade, sem fazer passeios, o ideal é seguir até o rio que corta a região e tomar um delicioso banho de frente para os quiosques que vendem bebida gelada e petiscos fresquinhos.

Viva novas emoções!

Conheça empresas parceiras que proporcionam emoções em todos os sentidos para você, sua família e amigos na Rota das Emoções.